quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Meu sebo, minha vida: como tudo começou


Esse episódio tinha que ter origem na minha lerdeza! Como sempre, fui deixando pra última hora. Eu tive duas semanas para procurar e comprar o livro "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa. E ontem, de última hora, resolvi procurar pelo livro: nenhuma livraria aqui na cidade tinha de pronta entrega e na internet demoraria no mínimo duas semanas pra chegar o pedido, caso eu tivesse sorte. Então pensei: sebos. Não sei porque, mas nunca fui muito de ir a sebos. Acho que o nome me afastou um pouco; só que dessa vez não tinha outra maneira. Procurei na internet e liguei no primeiro que me apareceu (que por coincidência era perto de casa hahaha). E adivinha? O moço que me atendeu disse que só tinha mais UM exemplar, semi novo. Não pensei duas vezes e reservei. Dei um jeito de conseguir R$25,00 e tomei caminho ao sebo. Chegando lá:


- Bom dia!
- Bom dia! Eu liguei aqui agorinha mesmo, reservei um livro...
- Ah, sim! Grande Sertão!
- Isso!
- É pra leitura própria ou pra escola? Só por curiosidade.
- Grupo de Leitura.
- Ah, sim. É que veio uma mulher aqui procurando o livro. Você deu sorte em ligar minutos antes.
- Sério? Hahaha
- Vou pegar o livro pra senhorita. Aqui: praticamente novo. Custa R$25,00.


Nem preciso dizer que sorte assim é uma vez na vida e outra na morte ;)


O livro estava encapadinho em um plástico, praticamente novo. Dava pra ver que ele estava remexido só até a metade, ou seja, a pessoa nem se deu ao trabalho de ler tudo. Gostaria de saber quem foi meu salvador(a). Assim que cheguei em casa, tirei o plástico do livro: só tinha uma folha meio amassada - daquele tipo de pessoa que marca onde parou a leitura dobrando o cantinho da folha.

E cheguei a uma conclusão: vou visitar mais os sebos. Lá é um paraíso! Livros praticamente novos, e por preços baixos. Lógico que tenho que fazer vista grossa para os defeitos, mas mesmo assim! Eu saí de lá só com Grande Sertão porque eu só tinha levado o dinheiro para comprar esse livro. Mas fiquei tentada a voltar lá: tantos livros bons e baratos, alguns bem novinhos.

E devido a esse episódio, achei que seria uma boa ideia criar uma sessão aqui no blog: Meu sebo, minha vida. Sempre que eu me aventurar por um, colocarei aqui minhas aquisições.

Ah! Sim! Quase que esqueço! Escreverei as discussões a respeito do livro feitas no Lector in Fabula, assim como fiz com Ivan Ilitch.

Beijocas ;*

2 comentários:

  1. Ai, Eloá, em que sebo você foi??? Porque só conheço UM sebo aqui em Uberlândia, e sou visitante de carteirinha! Vou mais ao sebo do que à livraria hahahha. Bjoca =***

    ResponderExcluir
  2. Foi no Sebo Maravilha, Italiene.

    ResponderExcluir